Logon
<< Voltar

 Economia adere à campanha Novembro Azul

whatsapp-image-2024-11-14-at-10_27_51.jpegMural instalado entre os blocos A e B alerta para cuidados com a saúde masculina

A Secretaria da Economia, por meio do Programa Econovida, aderiu à campanha Novembro Azul, que alerta sobre a importância do cuidado com a saúde global masculina e conscientiza sobre o câncer de próstata.

A Gerência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas instalou um mural sobre o tema entre os blocos A e B do Complexo Fazendário. No local, os servidores podem retirar mensagens que reforçam a necessidade da realização periódica de exames e da consulta com o especialista para prevenir doenças e contribuir para o diagnóstico precoce, o que aumenta as chances de cura.

“Convidamos todos a conferirem o mural, se reunirem para fazer fotos no local e vestir azul em alusão ao Novembro Azul. Quanto mais reforçarmos as mensagens sobre o cuidado com a saúde, mais contribuímos a detecção de doenças em estágio inicial”, reforça a gerente da GGDP, Kamilla Lemos.

Em 2023, conforme o Ministério da Saúde, foram registradas 47 mortes por dia no Brasil devido ao câncer de próstata. Depois do tumor de pele, o câncer de próstata é o mais incidente entre os homens, com estimativa de 71.730 novos casos no país em 2024, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Sintomas do câncer de próstata

Na fase inicial, quando as chances de cura beiram 90%, o câncer de próstata não costuma apresentar sintomas. Apesar de não serem sintomas exclusivos do câncer de próstata, em fases mais avançadas podem surgir:

- Sangue na urina ou no sêmen
- Micção frequente e noctúria (levantar-se diversas vezes à noite para urinar)
- Fluxo urinário fraco ou interrompido
- Disfunção erétil
- Dores ósseas e no baixo ventre

Rotina de cuidados

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos, mesmo sem apresentar sintomas, procurem um profissional especializado para avaliação individualizada, tendo como objetivos o esclarecimento e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Os homens que fazem parte do grupo de risco (raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata ou obesos) devem receber orientações médicas a partir dos 45 anos.

A análise inicial da próstata é feita pela dosagem do PSA no sangue e o exame de toque retal, exames complementares à avaliação do paciente pelo urologista.

Fonte: Sociedade Brasileira de Urologia

Foto: Denis Marlon

Secretaria da Economia - Governo de Goiás