A secretária-adjunta da Economia, Renata Lacerda Noleto, representou a secretária Selene Peres Peres Nunes na abertura do evento e destacou a necessidade da conscientização sobre o tema. “Aqui no ambiente de trabalho, onde passamos boa parte do nosso tempo, às vezes é onde encontramos uma palavra amiga, uma conversa franca, um olhar atento e cuidadoso de um colega de trabalho. E isso pode salvar, pode te resgatar de uma situação de muita dificuldade”, ressaltou Renata.
Durante a palestra, Marina Passos apresentou os mitos e verdades em relação ao assunto. “Por muito tempo, acreditou-se que não era bom falar sobre suicídio. Hoje sabemos que falando podemos ajudar. A gente pode conversar sobre o tema e, assim, diminuir o estigma, esse tabu, esse peso”, explicou. Marina também falou sobre os riscos, os sinais mais comuns e as ações que podem salvar vidas.
Onde pedir ajuda
Uma das opções de atendimento é o projeto Acolher, da Gerência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (GGDP), que oferece psicoterapia e acolhimento com foco na saúde mental. “É um trabalho gratuito oferecido a todos os servidores da Economia. Agora conseguimos levá-los para um espaço no Centro de Estudos e Capacitação da Economia, o Cecape, e identificamos que aumentou a procura”, explica a superintendente de Gestão Integrada, Juliana Manzi. Em 2023, 47 servidores já foram atendidos pela iniciativa.
A psicóloga do projeto Acolher, Juliana Brasileiro, explicou que o atendimento é personalizado e envolve não apenas assuntos ligados ao ambiente de trabalho. O agendamento, mediante existência de vagas, deve ser feito preferencialmente pelo e-mail acolhimento.ggdp.economia@goias.gov.br. As sessões presenciais são realizadas no período da manhã, no consultório localizado junto ao ambulatório.
O Governo de Goiás oferece ainda o Programa de Acolhimento ao Servidor (PAS), com atendimento remoto e gratuito. Para solicitar o agendamento, basta enviar mensagem para o WhatsApp (62) 3201-6828.
Também é possível buscar ajuda nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). E, ainda, a escuta emergencial do Centro de Valorização da Vida (CVV), no número 188 (ligação gratuita). Em caso de risco iminente de suicídio, acione o Samu pelo telefone 192.
Semana da Saúde
A terceira edição da Semana da Saúde é promovida pela Secretaria da Economia, por meio da Superintendência de Gestão Integrada (SGI) e GGDP. A programação segue até sexta-feira (22/9), com ações voltadas para a saúde física e mental dos servidores da Pasta.
Quinta-feira, 21/09
Doação de Sangue no estacionamento dos visitantes em parceria com o HEMOCENTRO.
Horário: 8h às 15h50 (realizar agendamento)
Aferição de Pressão e Dosagem de Glicemia
Horário: 08h30 às 11h30
Local: Estacionamento de visitantes
PopMed (Exames médicos periódicos) para servidores que não realizaram no último ciclo - informações pelo telefone 3269-2171.
Horário: 08h30 às 16h (sem agendamento prévio).
Local do PopMed: CECAPE
Sexta-feira, 22/09
Van da Vacinação (vacinação contra H1N1 e Covid)
Horário: 8h às 16h
Local: Estacionamento de visitantes
PopMed (Exames médicos periódicos) para servidores que não realizaram no último ciclo - informações pelo telefone 3269-2171.
Horário: 08h30 às 16h (sem agendamento prévio).
Local do PopMed: CECAPE
Comunicação Setorial - Economia