O Projeto Acolher iniciou, neste mês de fevereiro, atendimentos em grupo nos departamentos da Secretaria da Economia, com o objetivo de promover a saúde mental no ambiente de trabalho. Na última sexta-feira (7/2), motoristas lotados no Complexo Fazendário participaram da primeira roda de conversa do Projeto Acolher na Rota.
O trabalho coordenado pela Gerência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, com os psicólogos Marília Monteiro Borges Lopes e Denilson Guimarães de Oliveira, foi realizado em conjunto com a Supervisão de Transporte da Gerência de Apoio Administrativo e Logístico. A roda de conversa contou com a participação de 17 motoristas.
Esse é o primeiro de três encontros, que ocorrerão a cada 15 dias e são desenhados a partir das demandas específicas do grupo. Além de apresentar o Projeto Acolher, que também oferece sessões com psicólogo gratuitas e individuais aos servidores da Economia, a iniciativa tratou de temas como habilidades sociais, relacionamento interpessoal e autoconhecimento.
“Nosso objetivo é criar um espaço seguro no qual todos possam se expressar, protegidos pelo sigilo profissional. Também deixamos as portas abertas para o atendimento de forma individualizada”, explica o psicólogo Denilson.
O supervisor de Transporte, Glaydsson Rodrigues Paiva, explica que nas reuniões periódicas da equipe a importância da saúde mental é um tema recorrente, “considerada essencial para uma condução responsável, segura e eficiente, além de ser fundamental na prevenção de acidentes e no melhor serviço prestado da nossa equipe de Transporte”.
Glaydsson conta que a roda de conversa proporcionou um ambiente de troca de experiências e debates. “O evento foi um sucesso. Todos os participantes gostaram e demonstraram entusiasmo, engajamento e já estão ansiosos pelo próximo encontro. Seguiremos promovendo essas iniciativas”, afirma.
EconovidaO Acolher é uma das ações ligadas ao Programa Econovida, voltado ao bem-estar dos servidores. “Buscamos sempre a valorização de nossos colaboradores. Ao lidar com temas como empatia e administração de conflitos, todos ganham nesse momento de aprendizado e também no ambiente de trabalho”, destaca a gerente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Kamilla Lemos.
As áreas que tiverem interesse em agendar uma roda de conversa em grupo podem entrar em contato com o Projeto Acolher pelo telefone (62) 3269-2483 ou pelo e-mail
acolhimento.ggdp.economia@goias.gov.br.
Fotos: Vinícius Antonelli e Felipe MarraSecretaria da Economia - Governo de Goiás