Logon
<< Voltar

 Agosto Lilás: Mês de combate à violência contra a mulher

agosto-lilas-wpp-1.pngCampanha reforça a importância da prevenção, da denúncia e da rede de apoio às mulheres em situação de violência

A Secretaria da Economia apoia a campanha Agosto Lilás, voltada ao combate à violência contra a mulher. Inspirada pela Lei Maria da Penha (Lei nº11.340/2006), que completa 19 anos em 2025, a iniciativa tem o objetivo de promover a discussão sobre a importância da prevenção, da denúncia e da garantia da proteção às vítimas.

A campanha alerta para os diferentes tipos de violência, ensina como identificar situações de risco e orienta sobre como denunciar. Ao longo do mês, são desenvolvidas diversas ações para informar as mulheres sobre seus direitos e os mecanismos de proteção existentes, incentivar a denúncia e fortalecer as redes de apoio. A proposta é assegurar que as vítimas recebam acolhimento psicológico, jurídico e social, possibilitando o rompimento do ciclo de violência.

Dados do 19º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado neste mês, mostram que quase 1500 mulheres foram vítimas de feminicídio em 2024, o que representa uma média de quatro crimes desta natureza por dia.

Canais de Denúncia Regionais - Goiás

Aplicativo Mulher Segura
Ferramenta gratuita do Governo de Goiás que permite solicitar ajuda, compartilhar a localização com a polícia e acompanhar o deslocamento da viatura em tempo real. Também fornece informações sobre batalhões e delegacias próximas.
•     Disponível para Androide (Google Play) e iOS (App Store).
•     Após a instalação, é necessário cadastro e autenticação.
•     Em caso de emergência, basta acionar o botão de alerta. Um atendente confirmará a ocorrência e enviará uma viatura policial.

App Goiás Seguro – Alerta Maria da Penha
Permite solicitar ajuda em situações de emergência, enviar denúncias anônimas e até mesmo acionar a função Alerta Maria da Penha, voltada especialmente para mulheres com medida protetiva em vigor.
•     Disponível para Android (Google Play) e iOS (App Store).

Disque estadual 197
Canal disponível 24 horas para denúncias e orientação imediata.

Batalhão Maria da Penha (Goiânia)
Atua no cumprimento de medidas protetivas. Contatos: (62) 9 9930-9778 (telefone/WhatsApp).

Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs)
•     Goiânia – (62) 3201-2801 / 2802 / 2807
•     Aparecida de Goiânia – (62) 3201-2642

Canais Nacionais de Denúncia (válidos em todo o Brasil)
•      Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher, disponível 24 horas.
•      Disque 190 – Polícia Militar, em caso de emergência.
•      Disque 100 – Canal de Direitos Humanos do Ministério da Mulher, disponível para denúncias de diversas violações e acolhimento (inclui atendimento via chat e videochamada em Libras).

Secretaria da Economia - Governo de Goiás