Um dia inteiro dedicado às mães e profissionais que desempenham esses dois papéis, muitas vezes conflitantes, mas que conseguem exercê-los com dedicação e sucesso. Foi com foco no tema "Maternidade e Trabalho" que a Secretaria da Economia, por meio da Gerência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (GGDP) da Superintendência de Gestão Integrada (SGI), realizou nesta quinta-feira (9/5), das 9h às 16h, no Centro de Convivência do Complexo Fazendário, uma grande comemoração ao Dia das Mães. A programação incluiu surpresas, atividades voltadas para o cuidado pessoal e um bate-papo especial com a Secretária da Economia, Selene Peres, que compartilhou experiências com as mães empresárias Marina Zuppani e Elaine Moura, CEOs da Zup e da PopCorn Gourmet, respectivamente.
Durante a manhã, as mães da Secretaria da Economia participaram de atividades autocuidado, como massagens terapêuticas com equipe de fisioterapeutas, maquiagem e entrega de brindes. No período vespertino, as ações tiveram continuidade. A programação foi finalizada com um bate-papo especial sobre “ Maternidade e Trabalho”.
O Talk Show foi aberto com a apresentação de vídeos em homenagens às mães presentes, um momento que emocionou a todos. A Secretária da Economia, Selene Peres Peres Nunes, iniciou a conversa contando um pouco de sua experiência pessoal de maternidade e do exemplo que recebeu de sua mãe.
“Essa é uma data muito especial para mim e vejo a importância de lembrarmos também de quem nos precedeu e permitiu que estivéssemos aqui. Minha mãe, apesar de uma mulher simples, priorizou o estudo e eu sei que não estaria aqui se não fosse por ela. Sou eternamente grata pela força física e moral das mulheres que me precederam. Por elas terem feito tudo por seus filhos. Por isso, hoje, como mãe, me sinto na obrigação de ser exemplo”, frizou Selene Peres Peres Nunes.
A empresária Elaine Mora, dona da marca PopCorn também compartilhou os obstáculos que enfrentou para trilhar o caminho do empreendedorismo sendo mãe solo. “Tive desafios para buscar meus sonhos e ideais. Mudei a dinâmica do trabalho para viver a primeira infância da minha filha. Me tornei empreendedora muito jovem e me sentia culpada por não dedicar mais tempo a ela e procurei oferecer tempo de qualidade. Hoje me sinto orgulhosa do que minha filha se tornou”, disse.
Outra convidada para o bate-papo foi Marina Zuppani, CEO da marca Zup, que também contribui com a discussão do tema. “ Faço parte da segunda geração da empresa que meu pai fundou e essa jornada de empreendodorismo é muito difícil de conciliar com a maternidade”, afirmou.
“Não é fácil conciliar essa tarefa de ser mãe com o trabalho e, como o tempo é algo muito escasso na rotina profissional, procuro dedicar tempo de qualidade a meu filho. Não tem experiência maior que a de se tornar mãe.”, ressaltou a secretária-adjunta, Renata Noleto, que também participou do evento.
“Além de ser mãe, sou mãe de uma criança com síndrome de Down e os desafios sempre foram grandes. Há 5 anos sou chefe da Comunicação Setorial da Economia, mas minha jornada profissional começou bem antes em Brasília. Mas apesar das dificuldades é um presente e um prazer imenso ser mãe”, afirmou a chefe da Comunicação Setorial, Kattia Daniel.
A superintendente de Gestão Integrada (SGI), Juliana Manzi, falou do objetivo do evento de “ levar um abraço a todas as mulheres que trabalham e exercessem o papel de mães. Sabemos que são funções que, quando desempenhadas ao mesmo tempo, trazem dificuldades no dia a dia, por isso trouxemos esse tema tão relevante. Quero dedicar esse dia a todas as mães, às mães atípicas e às mães de anjos “, disse.
“É com grande alegria que celebramos esse dia das mães na Secretaria, um papel crucial das mulheres que conciliam a maternidade e a carreira, enfrentando desafios e buscando equilíbrio em suas vidas. Hoje, reconhecemos não apenas o amor e a dedicação das mães, mas também sua força e resiliência ao navegar pelas complexidades do mundo profissional e familiar. Que esta data nos inspire a promover ambientes de trabalho mais inclusivos e apoiar as mães em suas jornadas, reconhecendo o valor único que trazem para as organizações.”, destacou a gerente da GGDP, Kamilla Ferreira Lemos da Costa.
“A estrutura do evento do Dia das Mães faz parte das ações do programa EconoVida que pensa na qualidade e bem-estar de todos os servidores da Pasta. Buscamos trazer para nossas mães um momento de descontração, além de uma conversa especial sobre os desafios de ser mãe e profissional”, ressaltou a supervisora de Desenvolvimento de Pessoas da GGDP, Leidiane Capone.
Quem participou, aprovou a iniciativa, como a Auxiliar de Limpeza, Vanderlúcia Santos. “Acho que nós merecemos porque nossa rotina não fácil. Somos mulheres, mães e profissionais. Acho que não é só trabalho, temos que ter um momento de lazer e fico muito com essa iniciativa”, afirmou.
“Achei importante ter esse cuidado com as mães porque nem sempre temos tanto tempo livre para isso”, avaliou Bruna Vieira Caetano da Procuradoria Setorial.
Veja aqui as fotos do evento!!Comunicação Setorial - Secretaria da Economia